quinta-feira, 12 de julho de 2012

PROJETO "JORNADA DA ESTRELA"

1. RESUMO

“Acho muito perigoso sonhar a vida inteira.
Conheço muita gente que vive frustrada por conta disso.”

Amir Klink (Gestão de Sonhos riscos e oportunidades).

Para motivar alunos e professores do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (CEBS), pretende-se realizar uma expedição que terá como objetivo a busca de dados e informações que serão usados para o Programa do Ensino Médio Inovador – ProEMI.
A primeira e mais importante justificativa desta expedição é sem duvida o esforço e desejo de contribuir nas motivações psicológicas dos nossos alunos, ao perceberem que quem ousa e encontra motivações internas vai mais além, até mesmo do “deserto ao fim do mundo”.
Busca-se com a pesquisa proporcionar a reflexão sobre a percepção do ensino médio não apenas como mero reprodutor de conhecimentos e sim como produtor de novos conhecimentos, motivando os alunos para as possibilidades no ensino médio, valorizando a abordagem interdisciplinar e transdisciplinar.
Pretende-se com o projeto elaborar um vídeodocumentário registrando as várias etapas do projeto e a expedição em si; montar uma exposição fotográfica com a proposta do projeto e após a expedição uma exposição com o registro fotográfico da viagem; elaboração de plano para divulgação do projeto na Internet e criação de um site e rede sociais apontando a crença nos sonhos possíveis.

2. INTRODUÇÃO

O Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (CEBS) foi criado no dia 4 de agosto de 1956, com a inauguração do Ginásio Público Brigadeiro Schorcht. Em 1957, a professora Henriette Amado veio lecionar latim e iniciar um trabalho pedagógico e de vanguarda que envolveu os alunos, os professores e as famílias.
De 1959 a 1964, Henriette foi diretora do colégio, um período fértil, semeado pela crença na educação e pelo amor ao magistério e precursora das atividades educativas que seriam sempre uma marca inovadora desta unidade escolar.
Patrono da Escola, o Brigadeiro Antonio Augusto Schorcht foi aluno da antiga Escola Brasileira de Aviação, em 1913, no Campo dos Afonsos. Ele foi um dos pioneiros na aviação naval; iniciou seus vôos em 1915 e recebeu o brevê de piloto-aviador-naval, em 1916. Ele foi o primeiro aviador a ser nomeado diretor da Aeronáutica Naval e um dos precursores da construção aeronáutica no Brasil.
Brigadeiro Schorcht doou o terreno para ser construído o Colégio e, por esse gesto generoso, foi homenageado como patrono. Ele faleceu no dia 14 de outubro de 1954, dois anos antes da inauguração da escola.
O Colégio Brigadeiro Schorcht participa de rede de escolas públicas de ensino médio que tem desenvolvido projetos pedagógicos com participação efetiva dos seus estudantes na região de Jacarepaguá (Taquara, Anil, Cidade de Deus e Rio das Pedras entre outras). Esta rede regional de escolas estão inseridas no programa de Ensino Médio Inovador.
Jacarepaguá é um dos bairros mais populosos do município do Rio de Janeiro e com poucas escolas públicas estaduais de ensino médio. Os jovens estudantes da região são atendidos com apenas seis escolas de três turnos: Colégio Estadual Maria Terezinha (Praça Seca); Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (Taquara); Colégio Estadual Stella Matutina (Tanque); CIEP Ulisses Guimarães (Curicica); Colégio Estadual Vicente Januzzi (Barra) e CAIC Euclides da Cunha (Rio das Pedras).
 O CEBS está inserido no Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI[1], instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, do MEC que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.





[1] Cf. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf

3. ROTEIRO DA EXPEDIÇÃO

4. JUSTIFICATIVA


O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), pretende estabelecer mudanças significativas nas escolas públicas de ensino médio não profissionalizante no País, revertendo os dados negativos referentes a esta etapa da educação básica. Pretende-se a incorporação de componentes que garantam maior sustentabilidade das políticas públicas, reconhecendo a importância do estabelecimento de uma nova organização curricular que possa fomentar as bases para uma nova escola de ensino médio.
Essa perspectiva de organização curricular pressupõe a possibilidade de articulação interdisciplinar voltada para o desenvolvimento de conhecimentos - saberes, competências, valores e práticas.
Propõe-se, dentro de um processo dinâmico, participativo e contínuo, estimular novas formas de organização das disciplinas articuladas com atividades integradoras, a partir das inter-relações existentes entre os eixos constituintes do ensino médio, ou seja, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
O ProEMI propõe Projetos de Reestruturação Curricular (PRC) que apresentam ações em diferentes formatos (disciplinas, oficinas, projetos interdisciplinares, dentre outros) e poderão incluir formação específica para os profissionais da educação envolvidos na execução das atividades. O conjunto de ações que compõem o PRC de cada escola deverá contemplar, no mínimo, os macrocampos obrigatórios: Acompanhamento Pedagógico e Iniciação Científica e Pesquisa. As ações nos demais macrocampos serão propostas conforme necessidades e interesses da equipe pedagógica, dos professores e da comunidade escolar.
No macrocampo da Iniciação Científica e Pesquisa devem ser desenvolvidas atividades que integram teoria e prática, compreendendo a organização e o desenvolvimento de conhecimentos científicos nas áreas das ciências exatas, da natureza e humanas. As atividades relacionadas à Iniciação Científica deverão ser desenvolvidas utilizando laboratórios e outros espaços, por meio projetos de estudo e de pesquisas de campo envolvendo conteúdos de uma ou mais áreas de conhecimento, com vistas ao aprofundamento e à investigação organizada sobre fatos, fenômenos e procedimentos. É dentro desta proposta de reestruturação curricular que apresentamos o Projeto Expedição Cone Sul.
Contemplaremos o desenvolvimento de metodologias para a sistematização do conhecimento, por meio da experimentação, da vivência e da observação dos fatos e fenômenos, da coleta e análise de dados e informações e a reflexão sobre os resultados alcançados. As atividades de cunho científico permitirão a interface com o mundo do trabalho na sociedade contemporânea, com as tecnologias sociais e sustentáveis, com a economia solidária e criativa, o meio ambiente e outras temáticas presentes no contexto do estudante. As atividades desenvolvidas neste macrocampo estarão articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola.

5. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral:
Viabilizar a realização de uma expedição que terá como objetivo a busca de dados que serão usados para a produção de material pedagógico (vídeodocumentário da pesquisa, fotos e livro) e uma exposição no CEBS (Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht) para incentivar o trabalho multidisciplinar e a transversalidade com a finalidade maior de promover a integração e a motivação tanto dos alunos como dos professores.

4.2. Objetivos Específicos:
·         Produzir banner para divulgação na Rio+20 e no colégio; grupo de discussão no facebook e um blog para divulgar e acompanhar a expedição.
·         Promover a expedição de carro para a coleta de dados e informações que serão usados para produzir exposições e material para aulas;
·         Elaborar um videodocumentário sobre a expedição que registre todas as fases, desde o planejamento até o fim da viagem;
·         Estruturar e montar uma exposição sobre expedição para montagem na sede do CEBS e em outras unidades escolares.
·         Lançar um livro da expedição.

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O trabalho de pesquisa será registrado em fotografias e vídeo o que permitirá análise detalhada dos dados coletados para fins da elaboração de exposições, vídeodocumentário e relatório do projeto.

A perspectiva que temos adotado é fazer com que as fotos e o vídeo não sejam apenas suporte metodológico para a pesquisa de campo, mas que este possa se constituir em mediador de campo de reflexão entre a comunidade educacional e os sujeitos participantes da pesquisa.

Neste sentido, fotos e vídeo se apresentam como instrumento privilegiado para alargarmos nossos olhares sobre as realidades locais das cidades e regiões visitadas e também como espaço de trânsito entre as problemáticas de investigação e as demandas públicas por direitos e experiência de participação dos jovens. Sendo assim, o vídeodocumentário é duplamente determinado sendo ao mesmo tempo produto de investigação e instrumento facilitador de encontro, comunicação e diálogo.

A descrição sumária das atividades prevê a elaboração de plano para divulgação do projeto na Internet e criação de um site ou facebook; a aquisição de um veículo tipo furgão para realizar expedição bem como a reforma e adaptação deste veículo para realizar uma viagem longa; montar a exposição sobre o projeto e elaborar um vídeodocumentário que registre as fases do projeto.

7. CAMPO DE INVESTIGAÇÃO

A cultura deve ser entendida como as diferentes formas de criação cultural da sociedade, seus valores, suas normas de conduta, suas obras. Portanto, a cultura é tanto a produção ética quanto estética de uma sociedade; é expressão de valores e hábitos; é comunicação e arte. Uma formação que não dissocie a cultura da ciência e do trabalho possibilita aos estudantes compreenderem que os conhecimentos e os valores característicos de um tempo histórico e de um grupo social trazem a marca das razões, dos problemas, das necessidades e das possibilidades que orientaram o desenvolvimento dos meios e das relações de produção em um determinado sentido.

A intencionalidade de uma nova organização curricular é erigir uma escola ativa e criadora, construída a partir de princípios educativos que unifiquem, na pedagogia, éthos, logos e técnos, tanto no plano metodológico quanto epistemológico. Entende-se, portanto, que o projeto político-pedagógico de cada unidade escolar deve materializar-se, no processo de formação humana coletiva, o entrelaçamento entre trabalho, ciência e cultura, com os seguintes indicativos: 

- Contemplar atividades integradoras de iniciação científica e no campo artístico-cultural;

- Incorporar, como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo, nas práticas didáticas;

- Promover a aprendizagem criativa por um processo de sistematização dos conhecimentos elaborados, como caminho pedagógico de superação à mera memorização;

- Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades práticas experimentais;

- Utilizar novas mídias e tecnologias educacionais, como processos de dinamização dos ambientes de aprendizagem;

- Ofertar atividades de estudo com utilização de novas tecnologias de comunicação

- Estimular a capacidade de aprender do aluno, desenvolvendo o autodidatismo e autonomia dos estudantes;

- Promover atividades sociais que estimulem o convívio humano e interativo do mundo dos jovens;

- Organizar os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos;

- Desenvolver a compreensão da realidade latino-americana, de sua organização social e produtiva na relação de complementaridade entre espaços urbanos e rurais;

- Valorizar o estudo e as atividades socioambientais e projetos de extensão;

- Desenvolver conhecimentos e habilidades associados a aspectos comportamentais (relacionamento, comunicação, iniciativa, cooperação, compromisso), relativos às atividades de gestão e de iniciativas empreendedoras;

- Estimular a participação social dos jovens, como agentes de transformação de suas escolas e de suas comunidades;

- Fomento às atividades de produção artística que promovam a ampliação do universo cultural do aluno.

Para a melhoria da aprendizagem é imprescindível que o professor possua instrumentos didático-pedagógicos para a dinamização de suas aulas, com material de apoio às práticas e recursos tecnológicos compatíveis com as exigências do mundo moderno.

Cada escola deve possuir sua página virtual, onde o professor e seus alunos possam transitar com mais agilidade e dinamismo, com auxílio da Internet e outras ferramentas de mídia, por serem estruturas importantíssimas para aprendizagem de jovens e adultos. A estruturação de ambientes virtuais em cada escola de ensino médio é fator relevante do Programa Ensino Médio Inovador, contribuindo para o apoio as práticas didáticas do professor.

A escola contemporânea exige esta interação, constituindo-se como mecanismo de superação frente à necessidade urgente de termos uma nova escola de ensino médio, com propostas pedagógicas que considere e utilize esses ambientes.