domingo, 17 de novembro de 2013

Secretaria de Estado do Ambiente lança reciclagem de óleo de cozinha usado em escolas


Com apoio crescente de restaurantes e condomínios, programa para transformar óleo vegetal em COV (combustível de óleo vegetal) e sabão chega a dez colégio públicos. Com a distribuição de funis e a instalação de um ecoponto para o recolhimento de óleo de cozinha usado, no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançam na segunda-feira, 18 de novembro, o Programa Prove nas Escolas.

O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (prove) visa a estimular a cadeia da reciclagem de óleo de cozinha usado como matéria-prima na produção de COV e de sabão.

Contando com o apoio crescente de restaurantes, hotéis e condomínios, entre outros, o Prove está chegando agora nas escolas públicas: inicialmente, dez colégios se tornarão ecopontos de recolhimento de óleo vegetal.

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, participará do participará do lançamento do Prove no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, que foi escolhido para a instalação do primeiro ecoponto devido ao seu simbolismo: três professores modificaram uma antiga Mercedes-Benz movida a diesel para que funcionasse à base de óleo vegetal.

Num efeito demonstrativo das potencialidades do uso de óleo de cozinha reciclado na produção de COV (biodiesel), as escolas que aderiram ao Prove servirão de pontos de parada e abastecimento do carro.