terça-feira, 30 de outubro de 2012

Contagem regressiva

A medida que vai se aproximando a data da expedição (faltam 65 dias) a ansiedade vai aumentando. Estimamos 32 dias de viagem, sem contar atrasos eventuais por algum problema mecânico. A distância a ser percorrida vai em torno de 20.000Km. Faremos uma média de 700km diariamente em um carro com 54 anos e que terá velocidade de "cruzeiro" de 80km.

O carro não tem tecnologias de segurança (ABS e air
bags). O barulho do motor diesel será um incomodo após alguns dias. O cheiro do óleo e o desconforto de horas nas estradas são dificuldades a serem vencidas. No final do dia estaremos acampamento, dormindo em sacos de dormir e preparando nossas refeições... Serão dias estenuantes, mas como diz o poeta, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" (F. Pessoa).

Mesmo com todas essas difuculdades, nosso entusiamos com a jornada é muito grande. Nosso alunos, nosso principal objetivo (motivacional), estão cada vez mais envolvidos. Há um excelente clima de mobilização no colégio estadual Brigadeiro Schorcht. Alguns nos consideram "loucos" por nos embrenhamos em uma aventura como esta. Mas como disse Paulo Freire, "ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina."

Nossas dificuldades não são apenas logísticas. Neste momento nossa principal dificuldade são os custos da expedição. Originalmente o projeto estava orçado em R$ 65.000,00. Cortamos todas as despesas possível e o orçamento ficou em R$ 33.000,00. Esta verba é para aquisição de equipamentos, manutenção e reforma do veículo e despesas com a viagem, alimentação e combustível.

Até o momento contamos com nossos investimentos e alguns amigos que estão nos ajudando com pequenas doações em dinheiro. Como o tempo está correndo e não podemos improvisar durante a expedição. Temos que sair do Rio de Janeiro com todo projeto fechado, sem margens de erros. Como o tempo está correndo não podemos deixar para as últimas horas.

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (P.Freire)