domingo, 8 de setembro de 2013

Motivação na Aprendizagem

O Projeto Jornada da Estrela é um projeto educacional que tem a motivação um dos seus principais objetivos. Nossa proposta é levar o aluno a perceber que quem ousa pode realizar os sonhos mais difíceis. 

Nos professores estamos sempre nos perguntando sobre o que devemos fazer para que os alunos realmente sintam-se motivados em aprender. Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, podemos constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.

Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer ação e como resultado dessa ação, há o aprendizado. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a vontade, nesse caso, a vontade de aprender. 

O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Por exemplo nos mostrando disponíveis para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor. Devemos sempre procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o. 

Utilizar  métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras, transformando cada aula um momento de real reflexão é um caminho para mostrar para o aluno que ele pode fazer a diferença, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo.