segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Jornada da Estrela: Caminhos e descaminhos da Mata Atlântica


A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 Km² e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).

Hoje, restam 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somando todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%. É uma das áreas mais ricas  em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. A composição original da Mata Atlântica é um mosaico de vegetação definidas como florestas ombrófilas densas, aberta e mista; florestas estacionais decidual e semidecidual; campos de altitude, mangues e restingas.

Vivem na Mata Atlântica atualmente mais de 6% da população brasileira, ou seja, com base no Censo Populacional de 2010 do IBGE, são mais de 118 milhões de habitantes em 3.284 municípios, que correspondem a 59% dos existentes no Brasil. Destes, 2.481 municípios possuem a totalidade dos seus territórios no bioma e mais 803 municípios estão parcialmente inclusos, conforme dados do IBGE.

FONTE: http://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/