quinta-feira, 12 de julho de 2012

2. INTRODUÇÃO

O Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (CEBS) foi criado no dia 4 de agosto de 1956, com a inauguração do Ginásio Público Brigadeiro Schorcht. Em 1957, a professora Henriette Amado veio lecionar latim e iniciar um trabalho pedagógico e de vanguarda que envolveu os alunos, os professores e as famílias.
De 1959 a 1964, Henriette foi diretora do colégio, um período fértil, semeado pela crença na educação e pelo amor ao magistério e precursora das atividades educativas que seriam sempre uma marca inovadora desta unidade escolar.
Patrono da Escola, o Brigadeiro Antonio Augusto Schorcht foi aluno da antiga Escola Brasileira de Aviação, em 1913, no Campo dos Afonsos. Ele foi um dos pioneiros na aviação naval; iniciou seus vôos em 1915 e recebeu o brevê de piloto-aviador-naval, em 1916. Ele foi o primeiro aviador a ser nomeado diretor da Aeronáutica Naval e um dos precursores da construção aeronáutica no Brasil.
Brigadeiro Schorcht doou o terreno para ser construído o Colégio e, por esse gesto generoso, foi homenageado como patrono. Ele faleceu no dia 14 de outubro de 1954, dois anos antes da inauguração da escola.
O Colégio Brigadeiro Schorcht participa de rede de escolas públicas de ensino médio que tem desenvolvido projetos pedagógicos com participação efetiva dos seus estudantes na região de Jacarepaguá (Taquara, Anil, Cidade de Deus e Rio das Pedras entre outras). Esta rede regional de escolas estão inseridas no programa de Ensino Médio Inovador.
Jacarepaguá é um dos bairros mais populosos do município do Rio de Janeiro e com poucas escolas públicas estaduais de ensino médio. Os jovens estudantes da região são atendidos com apenas seis escolas de três turnos: Colégio Estadual Maria Terezinha (Praça Seca); Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (Taquara); Colégio Estadual Stella Matutina (Tanque); CIEP Ulisses Guimarães (Curicica); Colégio Estadual Vicente Januzzi (Barra) e CAIC Euclides da Cunha (Rio das Pedras).
 O CEBS está inserido no Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI[1], instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, do MEC que integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.





[1] Cf. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf

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