quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Somos professores.

Somos professores da rede pública estadual de educação do Rio de Janeiro. Estamos presenciando nos últimos anos uma desmotivação crescente entre os alunos e professores em nossa rede de ensino.
 
Para motivar alunos e professores propomos realizar uma expedição que tem como objetivo principal o esforço e o desejo de contribuir nas motivações psicológicas dos nossos alunos e professores, ao perceberem que quem ousa e encontra motivações internas vai mais além, até mesmo “ao fim do mundo”.
Esta expedição, intitulada “Jornada da Estrela – Expedição Cone Sul” consiste em uma viagem que sairá do Rio de Janeiro até Ushuaia, Terra do Fogo, retornando ao Rio pelo Chile (Santiago), atravessando a Cordilheira do Andes em um percurso de 22.000km em 32 dias. O nosso transporte será um sedã Mercedes-Benz 190D Ponton, fabricada em 1958. É a estrela da jornada. Este carro será movido em grande parte da expedição com óleo de fritura reciclado (biocombustível), pois buscamos com o projeto proporcionar a reflexão sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente entre nossos alunos.
Um dos nossos objetivos é levarmos os alunos à percepção do ensino médio não apenas como mero reprodutor de conhecimentos e sim como elaborador de novos conhecimentos, motivando-os às possibilidades no ensino médio, valorizando a abordagem interdisciplinar e transdisciplinar.
Uma das justificativas deste projeto é, sem dúvida, a busca de dados e informações que serão usados para o Programa do Ensino Médio Inovador – (ProEMI). Iremos elaborar um videodocumentário registrando as várias etapas da expedição; montar uma exposição fotográfica com a proposta do projeto e após a expedição outra exposição com o registro fotográfico da jornada; divulgar o projeto nas redes sociais (facebook e blog) para que os alunos, professores e colaboradores acompanhem e contribuam no projeto.