quinta-feira, 12 de julho de 2012

7. CAMPO DE INVESTIGAÇÃO

A cultura deve ser entendida como as diferentes formas de criação cultural da sociedade, seus valores, suas normas de conduta, suas obras. Portanto, a cultura é tanto a produção ética quanto estética de uma sociedade; é expressão de valores e hábitos; é comunicação e arte. Uma formação que não dissocie a cultura da ciência e do trabalho possibilita aos estudantes compreenderem que os conhecimentos e os valores característicos de um tempo histórico e de um grupo social trazem a marca das razões, dos problemas, das necessidades e das possibilidades que orientaram o desenvolvimento dos meios e das relações de produção em um determinado sentido.

A intencionalidade de uma nova organização curricular é erigir uma escola ativa e criadora, construída a partir de princípios educativos que unifiquem, na pedagogia, éthos, logos e técnos, tanto no plano metodológico quanto epistemológico. Entende-se, portanto, que o projeto político-pedagógico de cada unidade escolar deve materializar-se, no processo de formação humana coletiva, o entrelaçamento entre trabalho, ciência e cultura, com os seguintes indicativos: 

- Contemplar atividades integradoras de iniciação científica e no campo artístico-cultural;

- Incorporar, como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo, nas práticas didáticas;

- Promover a aprendizagem criativa por um processo de sistematização dos conhecimentos elaborados, como caminho pedagógico de superação à mera memorização;

- Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades práticas experimentais;

- Utilizar novas mídias e tecnologias educacionais, como processos de dinamização dos ambientes de aprendizagem;

- Ofertar atividades de estudo com utilização de novas tecnologias de comunicação

- Estimular a capacidade de aprender do aluno, desenvolvendo o autodidatismo e autonomia dos estudantes;

- Promover atividades sociais que estimulem o convívio humano e interativo do mundo dos jovens;

- Organizar os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos;

- Desenvolver a compreensão da realidade latino-americana, de sua organização social e produtiva na relação de complementaridade entre espaços urbanos e rurais;

- Valorizar o estudo e as atividades socioambientais e projetos de extensão;

- Desenvolver conhecimentos e habilidades associados a aspectos comportamentais (relacionamento, comunicação, iniciativa, cooperação, compromisso), relativos às atividades de gestão e de iniciativas empreendedoras;

- Estimular a participação social dos jovens, como agentes de transformação de suas escolas e de suas comunidades;

- Fomento às atividades de produção artística que promovam a ampliação do universo cultural do aluno.

Para a melhoria da aprendizagem é imprescindível que o professor possua instrumentos didático-pedagógicos para a dinamização de suas aulas, com material de apoio às práticas e recursos tecnológicos compatíveis com as exigências do mundo moderno.

Cada escola deve possuir sua página virtual, onde o professor e seus alunos possam transitar com mais agilidade e dinamismo, com auxílio da Internet e outras ferramentas de mídia, por serem estruturas importantíssimas para aprendizagem de jovens e adultos. A estruturação de ambientes virtuais em cada escola de ensino médio é fator relevante do Programa Ensino Médio Inovador, contribuindo para o apoio as práticas didáticas do professor.

A escola contemporânea exige esta interação, constituindo-se como mecanismo de superação frente à necessidade urgente de termos uma nova escola de ensino médio, com propostas pedagógicas que considere e utilize esses ambientes.

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