sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Moema Ribeiro de A. Barbosa

Ontem, em uma manhã ensolarada carioca, vislumbrando um dia bem quente de janeiro, os nossos desbravadores e educadores partiram do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, não sem antes os votos pelo sucesso da empreitada e orações invocando a proteção divina.

Estavam presentes, além daqueles que são os protagonistas da aventura, a professora Neide Aparecida, diretora geral do CEBS, o professor Celso de Geografia, a Dona Eny, chefe de secretaria do CEBS, Karla, esposa do professor Robson, a professora Moema Ribeiro, diretora adjunta do CEBS, Luis Cláudio, amigo do professor Marco e alguns alunos. Várias palavras, com grande emoção, foram proferidas de incentivo, proteção e valorização desta ação. Fazendo um esforço de memória e a pedido do Robson, relato abaixo, não fielmente pois o discurso foi feito de improviso e sob grande emoção, o que foi dito por mim:


"O CEBS sempre esteve envolvido em ações à frente do seu tempo e esta é mais uma delas, apoiada por muitos dentro do CEBS, que acreditam na inovação e em sonhos possíveis. Pode parecer para tantos uma loucura ou uma aventura inconsequente, mas os grandes feitos também carregam essa aura e foi através deles que a humanidade caminhou e desbravou novos campos de conhecimento.

Tudo começou com o recebimento de uma herança incomum pelo professor Gilmar, um Mercedes 59, e com as aventuras desse mesmo professor, chamando atenção do professor Marco Aurélio, que visualizou a possibilidade de transformar em um projeto pedagógico a próxima viagem, o entusiasmo de ambos contagiou muitos e dentre esses muitos estava o professor Robson, que como fotógrafo, anteviu uma grande oportunidade e não quis ficar de fora.

As vidas desses professores estavam assim inexoravelmente entrelaçadas e isso, para os que acreditam, tem uma conexão divina. Não foi por acaso esse entrelaçamento, e também não foram por acaso as dificuldades, obstáculos e os percalços nos preparativos da viagem, isso foi um aprendizado para fortalecer, unir e valorizar tudo o que ainda está por vir. Esses homens com corações de meninos, transbordando de paixão pelos seus ideais e sonhos, terão experiências únicas e muito para contar aos alunos e futuros netos. 

Que uma força maios os proteja e ilumine e também que eles possam contar sempre com a grande e celestial intercessora, por todas as rotas que levam a paisagens belíssimas, mas por vezes arriscadas, do Sul de nossa América."

Moema Ribeiro de A. Barbosa