segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jornada Elos de Cidadania: Caminhos e descaminhos da Baía de Guanabara


1. Introdução

O Projeto Jornada Elos de Cidadania - Caminhos e descaminhos da Baía de Guanabara integra o Programa Elos de Cidadania: Educação Ambiental para a Gestão Participativa e Integrada de Águas e Florestas da Mata Atlântica. Teve como inspiração o Projeto Jornada da Estrela: Expedição Cone Sul, que foi iniciado em outubro de 2011 no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (CEBS), Jacarepaguá, Rio de Janeiro e teve como objetivo principal fazer com que os alunos percebessem que quando nos dedicamos aos nossos sonhos e objetivos, podemos ir até mesmo "ao fim do mundo". Para isso, realizou, em janeiro de 2013, uma expedição pelo Cone Sul da América do Sul utilizando uma Mercedes-Benz 190, fabricada em 1958, que usou como parte do combustível óleo de fritura reaproveitado (COV - Combustível de Óleo Vegetal).

A jornada foi realizada pelos professores Gilmar de Moura Guedes, Marco Aurélio Berao e Robson Silva Macedo. Saiu do Rio de Janeiro em direção a Ushuaia, na Terra do Fogo, Argentina, passando pelo Uruguai e Chile e retornando ao Rio de Janeiro após 37 dias de expedição e um percurso de mais de 21 mil km. O veículo utilizado na jornada foi comprado em ferro velho, recuperado e adaptado especialmente para a viagem com a utilização do COV. Representou um desafio importante, ecológico e sustentável.

O segundo desafio foi obter o óleo necessário para que a jornada ser iniciada. Por isso, no CEBS, mas de 800 alunos, professores, direção e funcionários estiveram envolvidos no projeto e na coleta de óleo de fritura.

Segundo dados da Secretaria de Estado do Ambiente, a maior parte do óleo de fritura é despejada em ralos, comprometendo as tubulações dos edifícios e das redes de tratamento de esgoto. Nas regiões onde não há coletora, o óleo vai diretamente para os rios e lagoas, aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental. São despejados de 19 a 27 milhões de litros de óleo por ano em nossas águas marinhas. Considerando que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, pode-se ter uma noção da gravidade da situação. Essa prática acarreta prejuízos à população, às concessionárias de saneamento e aos governos.

No Estado do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara vem sendo submetida a um grande impacto ocasionado pelo despejo de esgotos e de diferentes resíduos em suas águas. O óleo de cozinha é um desses resíduos que, lançado equivocamente em esgotos, redes fluviais, solo ou depósito de lixos, acaba sendo transportado pelas águas das chuvas e dos rios até à baía.

Segundo o professor Alexandre D'Avignon (UFRJ) a simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global. Ele explica que a decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. O metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. O óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia acaba chegando no oceano pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano.

Sabemos que o processo educativo é extremamente importante para divulgar informações e práticas ambientais no contexto social em que estamos inseridos. Jovens e crianças além de serem muito receptivos, são interlocutores capazes de provocar a reflexão e a mudança de atitude dos adultos e, desse modo, contribuírem com o processo de mudança social.
A Agenda 21, afirma que:
a Educação Ambiental torna-se essencial para a população na medida em que ela reivindica e prepara os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza. A Educação Ambiental deve desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção dos novos".[1]
Sendo assim, a Educação Ambiental deve ser baseada na frase expressa pelo Relatório Brundtland (1998): “pensamento global e ação local”[2] e o seu desenvolvimento deve ocorrer em todos os níveis sociais, intelectuais, técnicos e científicos para que possamos atingir a meta da sustentabilidade socioambiental.
Neste contexto, justifica-se uma releitura e a continuidade do Projeto Jornada da Estrela por meio do Projeto Jornada Elos de Cidadania: Caminhos e Descaminhos da Baía de Guanabara que será implementado em diversas escolas estaduais/municipais do Estado do Rio de Janeiro localizadas no entorno da Baía de Guanabara.
Nesta releitura serão divulgados os resultados da 1ª expedição do Projeto Jornada da Estrela, debatidos os problemas ocasionados pelo descarte inadequado do óleo de fritura usado nas águas dos rios, lagoas e da Baía de Guanabara, as possibilidades do uso do óleo de cozinha reaproveitado como combustível menos poluente e, consequentemente, mais sustentável do ponto de vista ambiental e a implementação de pontos de entrega voluntária de óleo nas escolas participantes.
Desta forma o Programa Elos de Cidadania - Caminhos e descaminhos da Baía de Guanabara, por intermédio da Educação Ambiental, possibilitará tanto a difusão de conhecimentos relativos ao uso, descarte correto e reaproveitamento do óleo de cozinha como incentivará a mobilização coletiva visando a construção de um ambiente mais sustentável.

2. Objetivos

2.1.OBJETIVO GERAL
Contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a despoluição e conservação da Baía de Guanabara e a construção coletiva de um ambiente ecológico e socialmente sustentável.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Motivar a comunidade escolar na busca da realização de seus sonhos e desafios;

- Registrar e divulgar as potencialidades naturais e culturais da Baía de Guanabara;

- Identificar e debater os problemas e conflitos socioambientais ocasionados na Baía de Guanabara e no seu entorno pelo descarte do óleo vegetal no solo, no esgoto e no lixo doméstico e as formas de enfrentá-los;

- Difundir as possibilidades do reuso de óleo vegetal por diversos meios como a sua transformação em combustível para motores movidos óleo;

- Motivar e orientar a comunidade escolar (alunos e professores) em relação à instalação e ao funcionamento de um ponto de entrega voluntária de óleo de fritura usado;

- Criar grupos de discussão nas redes sociais (facebook, instagran, twitter, pinterest e blog) para a divulgação e o acompanhamento das ações dos integrantes no projeto.

3. Metodologia

O Projeto Jornada Elos de Cidadania: Caminhos e Descaminhos da Baía de Guanabara será desenvolvido de forma lúdica e dinâmica, por meio de palestras, oficinas, exposições fotográficas, vídeos e materiais informativos. A linguagem didática adaptada aos diferentes níveis escolares, estimulará a compreensão do processo de interdependência entre homem e o meio em que está inserido.

Inicialmente, participarão da Jornada 24 unidades escolares localizadas no entorno da Baía de Guanabara, em áreas consideradas como prioritárias pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente.

A Jornada será desenvolvida, em cada unidade escolar selecionada, de acordo com as seguintes etapas:

Primeira Etapa: Atividades Preparatórias
1. Contado inicial com a direção e profissionais da educação da unidade escolar selecionada.
2. Sugestão de montagem e sinalização em conjunto com a comunidade escolar de um ponto de entrega voluntária de óleo, para alunos e comunidade escolar.
3. Preparação do veículo movido a COV para uso demonstrativo nas oficinas.
4. Registro pela equipe da Jornada dos problemas, conflitos e potencialidades da área do entrono da Baía de Guanabara próximo a unidade escolar.

Segunda Etapa: Atividades Motivacionais
1. Realização na unidade escolar de palestra motivacional do "Projeto Jornada da Estrela" e de oficinas de reaproveitamento do óleo vegetal para processamento do óleo para COV.
2. Coleta pela comunidade escolar de óleo de cozinha usado para a utilização no veículo da jornada.
3. Preparação do veículo movido a COV para uso demonstrativo nas oficinas.
4. Registro dos problemas, conflitos e potencialidades da área do entorno da Baía de Guanabara próxima à unidade escolar.

Terceira Etapa: Dia da Jornada
1. Exposição do veículo movido a óleo vegetal de cozinha usado e filtrado.
2. Colocação do óleo filtrado no tanque do carro e observação do seu funcionamento.
3. Exposição com fotos e vídeo da viagem da 1ª Jornada ao "Fim do Mundo" e dos “Caminhos e Descaminhos da Baía de Guanabara”.
4. Realização de palestra e debate sobre os temas apresentados nos objetivos específicos.
5. Distribuição de material informativo: cartazes e folders explicativos, para serem levados pelos alunos as seus familiares e vizinhos, estimulando armazenamento e sua destinação para os pontos de coleta existentes, principalmente as escolas.

Quarta Etapa: Sistematização e divulgação dos resultados
Divulgação nas redes sociais de notícias sobre a jornada realizada, edição e tratamento de imagens e vídeos.

4. Equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto

1. MARILENE DE SÁ CADEI - Coordenadora Pedagógica - UERJ
2. MARCELO A. COSTA LIMA - Coordenador Acadêmico - UERJ
3. GILMAR DE MOURA GUEDES - Assessor de Mostras Itinerantes
4. MARCO AURÉLIO BERAO - Assessor de Mostras Itinerantes
5. ROBSON SILVA MACEDO - Assessor de Mostras Itinerantes

5. Considerações Finais

As questões socioambientais exigem olhares mais atentos e ações coletivas voltadas para a construção de um processo de engajamento social, político, cultural e ético. Há inúmeros desafios na atualidade e muitos outros que virão pela frente, o que exigirá de cada cidadão e cidadã e da coletividade uma maior preparação para o enfrentamento dessa conjuntura planetária que cada vez mais vem sendo percebida e alterada a partir das questões locais.

Sendo assim, é muito importante o desenvolvimento da “Jornada Elos de Cidadania: Caminhos e descaminhos da Baía de Guanabara” que visa contribuir para a formação e o comprometimento dos estudantes e comunidades escolares da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro com a busca por soluções coletivas para as questões socioambientais que vêm ocorrem na Baía de Guanabara e no seu entorno.