segunda-feira, 21 de abril de 2014

3. Metodologia

O Projeto Jornada Elos de Cidadania: Caminhos e Descaminhos da Baía de Guanabara será desenvolvido de forma lúdica e dinâmica, por meio de palestras, oficinas, exposições fotográficas, vídeos e materiais informativos. A linguagem didática adaptada aos diferentes níveis escolares, estimulará a compreensão do processo de interdependência entre homem e o meio em que está inserido.

Inicialmente, participarão da Jornada 24 unidades escolares localizadas no entorno da Baía de Guanabara, em áreas consideradas como prioritárias pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente.

A Jornada será desenvolvida, em cada unidade escolar selecionada, de acordo com as seguintes etapas:

Primeira Etapa: Atividades Preparatórias
1. Contado inicial com a direção e profissionais da educação da unidade escolar selecionada.
2. Sugestão de montagem e sinalização em conjunto com a comunidade escolar de um ponto de entrega voluntária de óleo, para alunos e comunidade escolar.
3. Preparação do veículo movido a COV para uso demonstrativo nas oficinas.
4. Registro pela equipe da Jornada dos problemas, conflitos e potencialidades da área do entrono da Baía de Guanabara próximo a unidade escolar.

Segunda Etapa: Atividades Motivacionais
1. Realização na unidade escolar de palestra motivacional do "Projeto Jornada da Estrela" e de oficinas de reaproveitamento do óleo vegetal para processamento do óleo para COV.
2. Coleta pela comunidade escolar de óleo de cozinha usado para a utilização no veículo da jornada.
3. Preparação do veículo movido a COV para uso demonstrativo nas oficinas.
4. Registro dos problemas, conflitos e potencialidades da área do entorno da Baía de Guanabara próxima à unidade escolar.

Terceira Etapa: Dia da Jornada
1. Exposição do veículo movido a óleo vegetal de cozinha usado e filtrado.
2. Colocação do óleo filtrado no tanque do carro e observação do seu funcionamento.
3. Exposição com fotos e vídeo da viagem da 1ª Jornada ao "Fim do Mundo" e dos “Caminhos e Descaminhos da Baía de Guanabara”.
4. Realização de palestra e debate sobre os temas apresentados nos objetivos específicos.
5. Distribuição de material informativo: cartazes e folders explicativos, para serem levados pelos alunos as seus familiares e vizinhos, estimulando armazenamento e sua destinação para os pontos de coleta existentes, principalmente as escolas.

Quarta Etapa: Sistematização e divulgação dos resultados
Divulgação nas redes sociais de notícias sobre a jornada realizada, edição e tratamento de imagens e vídeos.

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